O TENOFOVIR é um fármaco antiviral que impede a replicação das células do vírus HIV ou da hepatite B dentro do seu organismo.
O Tenofovir é administrado no combate ao HIV, o vírus que provoca a SIDA. Não se trata de uma cura para o HIV ou SIDA, mas também serve para tratar a hepatite B crônica. Evite Tenofovir se for alérgico ao tenofovir ou se estiver a tomar adefovir ou outros medicamentos combinados que incluam tenofovir.
Este medicamento não é adequado para crianças com HIV abaixo de 2 anos. Simultaneamente, não deve ser usado para tratar hepatite B em crianças menores de 12 anos.
Classificado como categoria B pela FDA durante a gravidez, não se prevê que o Tenofovir prejudique o feto, porém o HIV pode ser transferido para o bebé se não for tratada corretamente durante a gestação. Para controlar a infecção, siga rigorosamente todas as prescrições relativas ao tratamento do HIV.
Durante a amamentação, o Tenofovir pode passar para o leite materno e prejudicar o bebé. Durante o tratamento de hepatite B, evite amamentar. Mesmo que o bebé nasça sem HIV, o vírus pode ser transmitido através do leite materno. Antes de iniciar o tratamento, seu médico pode desejar realizar testes para garantir que não seja portador de HIV (caso esteja tratando a hepatite B) ou de hepatite B (caso esteja tratando o HIV).
Adira estritamente às direções da sua receita médica.
Caso tenha hepatite B, ao interromper o uso de Tenofovir, é possível que desenvolva sintomas hepáticos, até meses depois. Após cessar o uso, o médico pode querer monitorar sua função hepática por vários meses. As consultas médicas regulares são essenciais.
Evite o consumo de álcool, pois pode aumentar o risco de lesões hepáticas.
Tomar este medicamento não previne a transmissão do HIV para outros. Evite relações sexuais desprotegidas e não compartilhe lâminas de barbear ou escovas de dentes.
Principais efeitos secundários
- náuseas ou dor ligeira no estômago, diarreia leve;
- depressão, dores de cabeça, tonturas, ligeira fraqueza;
- dificuldades para dormir (insônia);
- coceira ou erupção cutânea leve; ou
- alterações na forma ou localização da gordura corporal (particularmente nos braços, pernas, rosto, pescoço, seios e cintura).
Interações medicamentosas
O Tenofovir pode afetar negativamente seus rins, especialmente se tomado simultaneamente com outros medicamentos como: antivirais, quimioterápicos, antibióticos injetáveis, medicamentos para perturbações intestinais, para prevenir rejeição de transplantes de órgãos, e fármacos para dor ou artrite (como Aspirina, Tylenol, Advil e Aleve).
Informe o seu médico sobre todos os medicamentos que está a tomar, bem como aqueles que planeja iniciar ou suspender durante o tratamento com Tenofovir, principalmente outros medicamentos para o HIV ou SIDA, tais como:
- atazanavir;
- didanosina; ou
- lopinavir e ritonavir.