Rifaximina é um antibiótico utilizado no combate de infecções bacterianas intestinais.
Rifaximina é indicada para tratar a diarreia do viajante, causada por E. coli, em adultos e em crianças com 12 anos ou mais. A infecção é geralmente contraída através da ingestão de alimentos ou bebidas contaminadas.
Também é utilizada para reduzir o risco de encefalopatia hepática, uma condição que pode ocorrer em adultos com insuficiência hepática. Quando o fígado não funciona corretamente, não consegue eliminar toxinas do corpo, afetando a função cerebral. Não utilize Rifaximina se for alérgico a ela ou a outras medicações similares como rifabutina, rifampicina ou rifapentina.
Se você possuir alguma dessas condições, pode ser necessário ajustar a dose de Rifaximina ou realizar exames específicos:
- Doença hepática grave;
- Diarreia acompanhada de febre;
- Diarreia aquosa ou com presença de sangue.
Classificada como categoria C pela FDA em relação à gravidez. Não se sabe se a rifaximina prejudica o feto. Informe ao seu médico se estiver grávida ou se pretende engravidar durante o uso do medicamento. Não está claro se a rifaximina é excretada no leite materno ou se pode afetar o bebê. Considere informar seu médico se estiver amamentando antes de tomar rifaximina.
Instruções para uso
Utilize a Rifaximina conforme prescrito pelo seu médico.
Continue o tratamento pelo período indicado. Seus sintomas podem melhorar antes de a infecção estar completamente curada. Rifaximina não trata infecções virais como resfriados ou gripes, nem diarreia viral. Caso seus sintomas não melhorem após 24 horas ou piorem, consulte seu médico. Além disso, não trata todas as formas bacterianas da diarreia do viajante.
Precauções durante o uso
Os antibióticos podem causar diarreia, o que pode ser um sinal de uma nova infecção. Se apresentar diarreia aquosa ou com sangue, pare de tomar rifaximina e notifique seu médico.
Possíveis efeitos colaterais
Procure atendimento médico de emergência caso apresente sinais de reação alérgica à rifaximina: urticária, dificuldade respiratória, inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta. Suspenda o uso imediatamente e contate o seu médico se tiver febre ou diarreia aquosa ou com sangue.
Efeitos colaterais menos graves e comuns podem incluir:
- Inchaço abdominal, gases, dor estomacal;
- Urgência repentina para evacuar;
- Sensação de evacuação incompleta;
- Enjoo, vômitos, constipação;
- Dor de cabeça, tonturas;
- Fadiga;
- Inchaço das mãos, pés ou tronco.
Interações medicinais
Outros medicamentos podem interagir com a rifaximina. Informe seu médico sobre todos os medicamentos que você está usando.